Material Educativo

Tema: educação ambiental e assuntos relacionados.

Sumário

- Introdução
- Filmes educativos
- Documentários educativos
- Livros Educativos
- Materiais educativos para download e materiais para estudo (de autoria de Thalassa Furbetta)
- Materiais educativos on line
- Sugestão de atividades em escolas



Introdução

"O que mais me preocupa não é o grito dos maus.
O que mais me preocupa é o silêncio dos bons."
(Martin Luther King)

Definitivamente, nós que compreendemos a importância das causas ambiental e animal, devemos ser a voz destes que não falam.

Mesmo nossas atitudes mais corriqueiras têm profundo impacto no meio ambiente e nas demais formas de vida. Nem todas as pessoas fazem coisas erradas por maldade, mas, muitas vezes, apenas pela ausência de conhecimento sobre como agir de forma melhor. Educar é preciso.

O material disponibilizado para download envolve aulas ou planos de aulas (projetos educacionais) que visam a estimular a empatia para com os animais, o entendimento sobre posse responsável e à conscientização ambiental. Os conteúdos podem ser usados também para a apresentação de palestras, feitas as alterações necessárias.



Filmes educativos

- Lilo & Stitch: filme que tem como mensagens a aceitação dos seres como eles são (com seus defeitos e qualidades), a valorização da família e a ideia de nunca abandonar.

Pode ser transmitido a alunos do Ensino Fundamental aos quais pode-se sugerir que façam um desenho ou escrevam frases mostrando, segundo eles, quais foram as mensagens mais importantes do filme.


- Happy Feet: filme que mostra a interligação dos diferentes locais do planeta, ou seja, que uma ação em um local afeta todo um ecossistema em outro local.

Sua transmissão é indicada a alunos do Ensino Fundamental, seguida de discussão sobre impactos ambientais, preservação ambiental e a importância da preservação da integridade da natureza e da nossa alimentação com animais criados em cativeiro (sugiro que seja abordado sobre "abate humanitário" quando este último assunto for tratado).


- O Planeta Branco: filme que mostra a beleza e complexidade da vida nos pólos do Planeta.


Pode ser transmitido a alunos do Ensino Médio como introdução aos temas aquecimento global, interligação dos ecossistemas e preservação ambiental. Para uma turma mais agitada, sugiro que sejam mostrados trechos pré-selecionados, em vez do filme inteiro.

Outras sugestões de filmes 



Documentários educativos

Série do hedonismo à adicção: as drogas no mundo contemporâneo, da CPFL Cultura, para pré-adolescentes, ministradas por médicos que realmente entendem do assunto.

Série pedigree dogs exposed (Os Segredos do Pedigree) legendados em português disponível em Animais de raça pura são muito mais suscetíveis a doenças genéticas. Excelente antes de discutir genética das populações, extinção, gene recessivo e gene dominante, fenótipo, hereditariedade e doenças. 

11 Sugestões com trailers e sinopses


Livros educativos

- A Menina e o Pássaro Encantado, de Rubem Alves.

O pequeno livro leva o leitor a perceber a importância da liberdade e do respeito às características daqueles que queremos bem. Seu texto encontra-se na Internet e há sua narração com imagens no Youtube, por Rogério Alves.

Ideal para alunos do Ensino Fundamental, seguidos de discussão sobre liberdade, respeito, gaiolas, aquários, igualdade, especismo, superioridade, bioética, etc. Pode-se discutir sobre como seria aceitável um zoológico ou aquário (como o Aquário de Santos, que possui apenas animais cuja reabilitação é impossível e que não foram arrancados da natureza, mas descobertos precisando de ajuda para sobreviver); e sobre a diferença dos cuidados necessários a um cão em relação a um peixe, por exemplo. Lembre-se de estimular sempre a empatia: "como você se sentiria se..."


- É Proibido Miar, de Pedro Bandeira.

O livro instiga, no leitor, a compreensão ética sobre o respeito àquele que é diferente e, de maneira delicada, aborda preconceitos.

Ideal para alunos do Ensino Fundamental.

A obra referida já foi apresentada em teatro inúmeras vezes. Ficar atento à programação teatral de sua cidade e levar as crianças em excursão para assistir a tal espetáculo é uma ótima sugestão! Na próxima aula, pode-se discutir sobre o que foi visto.



Materiais educativos para download

- Aulas virtuais sobre posse responsável de animais domésticos (faça aqui o download das aulas e de seus anexos)

Público alvo: alunos do ensino fundamental (oitava e nona séries) e do Ensino Médio; pessoas que desejam aprender sobre como cuidar melhor dos animais e do meio ambiente.


- Aula virtual sobre Tráfico de Animais Silvestres (faça aqui o download das aulas e de seus anexos)


- Projeto educacional Tráfico de Animais Silvestres: lutar contra esse crime está em nossas mãos (faça aqui o download das aulas e de seus anexos)

Público alvo: alunos do ensino fundamental e pessoas que desejam aprender sobre como cuidar melhor dos animais e do meio ambiente.


- Projeto educacional Posse Responsável Como cuidar bem de animais domésticos e combater a superpopulação de animais errantes (faça aqui o download das aulas e de seus anexos)

Público alvo: alunos do ensino fundamental e pessoas que desejam aprender sobre como cuidar melhor dos animais e do meio ambiente.



Materiais educativos on line

Links para outros materiais (para acessar o conteúdo, abra os links abaixo clicando sobre eles)

- Textos e notícias para discussão sobre meio ambiente, orgânicos e animais: http://thegreenestpost.com/s;

- Textos e notícias para discussão sobre lixo e sustentabilidade na prática com várias receitas caseiras legais: Um ano sem lixo;

- Artigos, propagandasvídeos 1vídeos 2 e notícias da ANDA;

- Livros e Filmes (também disponíveis no YouTube) do Instituto Nina Rosa;

- Cartilhas, cartazes e vídeos do Projeto Esperança Animal.



Sugestão de atividades para escolas 

Entidades como alguns Centros de Zoonoses (CCZs), tal qual o de São Bernardo do Campo, prefeituras e algumas Organizações não Governamentais (ONGs) como o Racho dos Gnomos, realizam palestras educativas sobre posse responsável. Informe-se por meio de seus endereços virtuais ou telefones para contato que podem ser obtidos no site de caga município. Alguns estão listados abaixo. Outros podem ser encontrados em sites de busca ou listas telefônicas.


Rancho dos Gnomos – Cotia – São Paulo
Telefones: (11) 4616 2703 - (11) 4616 8063 (Silvia / Marcos)
Fax: (11) 4616 2703
E-mail: contato@ranchodosgnomos.org.br

Instituto Nina Rosa
http://www.institutoninarosa.org.br/contato/
Telefones: (11) 3868 4434 – (11) 3868 4273.

CCZ de São Bernardo do Campo
Telefones do CCZ: (11) 4365 5316 e (11) 4367 3306

CCZ de São Paulo
Telefones do CCZ: (11) 2221 0449 e (11) 2221 9823



Materiais para o professor ou formando em pedagogia ou biológicas

Artigo sobre MOTIVAÇÃO escolar, por Thalassa Furbetta e Michele Nastachia

Artigo sobre AVALIAÇÃO escolar, por Thalassa Furbetta




Fonte da imagem: http://regressaami.blogs.sapo.pt/arquivo/QuebraCabecas.jpg

2 comentários:

  1. Nas minhas andanças pela NET caí aqui e adorei! Parabéns pelo espaço e pelo trabalho!
    Um abraço!
    Renata Santos
    www.officinadasideias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela qualidade do material e pela representatividade das informações!
    Continue assim!

    Riccardo Moraes.

    ResponderExcluir