Evitando acidentes – atitudes responsáveis

Brinquedos que podem matar

Quem já cuidou de filhotes de cães e de gatos de qualquer idade sabe: eles são como crianças: colocam na boca tudo o que conseguem. Por isso, brinquedos que contem pedaços que podem se soltar, barbantes, fios em geral, vidros, canetas e cristais devem ser mantidos fora do alcance desses quase que eternos bebês. Por mais estranho que pareça: a maior parte dos brinquedos vendidos em pet shops famosos oferece perigo aos animais! Prefira, portanto, brinquedos maciços e que não soltem pedaços.


Insuficiência respiratória, irritações na pele e intoxicação podem de dever a produtos de limpeza

Comumente cães e gatos apresentam dificuldades respiratórias devido a alergias a produtos de limpeza; muitas das irritações na pele de cães são diagnosticadas como reações a esses produtos. Precisamos lembrar que eles não usam calçados ou roupas e se houver resíduos, ainda que mínimos, podem se contaminar.

Para evitar esses problemas:
- Evite que a limpeza da casa seja realizada com o animal por perto;
- Prefira produtos isentos de odores. Prefira água quente, vapor ou sabão de coco e água. Enxague onde usou produtos de limpeza.


Medicamentos para humanos podem sim matar cães e gatos

Em geral, medicamentos para humanos adultos são feitos em concentração suficiente para obter efeito desejado em uma pessoa de 58Kg. O peso médio de gatos varia em torno de 3,5Kg,apenas! Um peso muito inferior também ao peso médio de uma criança. Se um comprimido desses fosse picotado visando a adequar uma dose para um gato, a porção dada ao felino seria quase microscópica.

Substâncias químicas são metabolizadas de maneira diferente por diferentes espécies de animais. Há medicamentos próprios para humanos, bem como próprios para gatos, cães, aves e assim em diante. Um medicamento próprio para uma espécie pode ser (e geralmente é) tóxico e até letal para outras espécies.

A administração de medicamentos para adultos, crianças e animais não deve ser feita sem o conhecimento de um médico ou veterinário, principalmente por poder ocasionar efeitos indesejados, tais como intoxicações renais e hepáticas, reações alérgicas, efeitos negativos irreversíveis e até mesmo coma e morte; além de freqüentemente mascarar sintomas de doenças que se tornam menos tratáveis com o passar do tempo.


Telas nas janelas

Quem já teve um gato sabe que é mito que eles sempre caem em pé, assim como que é mentira que eles não caem de janelas. Há diversos casos de gatos que se feriram gravemente e até morreram por cair de janelas, pergunte a um veterinário ou a alguém relacionado a ONGs com animais. Certamente terão vários casos a contar. Gatos se empolgam com insetos, brinquedos ou até pássaros, esquecendo-se de onde estão. Correm atrás do bicho, derrubam coisas, trombam em portas, pulam janelas; sem contar com o fato de que podem acidentalmente escorregar ou virar-se dormindo e cair de diversos lugares ou se assustar com algum barulho e correr sem direção. Por tudo isso, telas nas janelas são indispensáveis!

Já, em casas, elas servem para evitar o acesso às ruas. Os mais agitadinhos podem aprender a passear de coleira. Pode-se adotar outro gato para fazer-lhe companhia. Mas é importante evitar que gatos passeiem sozinhos. Nas ruas, eles podem ser atropelados, entalar em canos, comer comida envenenada, comer animais envenenados, cair em buracos, entrar em bueiros, entrar na casa de pessoas que lhes farão mal, serem levados embora por pessoas com diferentes intenções, entalar no motor de carros, contrair doenças incuráveis como FIV, FELV, PIV, transmitir doenças, brigar, serem machucados de diversas maneiras. Gatos não vão embora: coisas ruins acontecem. Então, se quer ter um gato, seja responsável: cuide bem dele.


Cuidados com clínicas e hospitais veterinários

Não basta vir de uma faculdade com conceito “A”, pois este é fornecido com base em avaliações escritas, não práticas!

Ao escolher um veterinário com quem consultar seus animais, opte por uma pessoa indicada por alguém em que confie; observe o carinho e atenção dedicada ao animal e pesquise se não há processos levantados contra aquele profissional. Pesquise a opinião de outros clientes.

O alto preço de uma consulta, especialmente se for exorbitante, freqüentemente não é garantia de qualidade.

Por interesses financeiros, muitos "profissionais" recomendam exames, cirurgias e internações completamente desnecessárias que causam estresse, ferimentos e colocam em risco animais diversos. Cuidado. Peça uma segunda opinião. 

Para indicações de locais e profissionais, converse com pessoas que costumam resgatar animais, protetores independentes ou ONGs relacionadas.

Eu indico e confio:

- Todos os profissionais da Clínica São Bernardo – (11) 4127-1839

Rua José Bonifácio, 590; Centro - São Bernardo do Campo/SP

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 19h.
Sábado, das 9h às 16h.
Domingos e feriados, das 9h às 11h.

- Dra. Clívia (dermatologista) do Hospital Veterinário Modelo – 24 horas – (11) 4451-2470 - É necessário agendar a consulta.

R. Carijós, 147, Vila Alzira, Santo André, São Paulo

- Dra Clarissa Klein da Estima Animal - (11) 4317-6654 - Realizam campanhas de castração a preços acessíveis (informações por telefone).

Av. Arthur Bernardes, 540, Rudge Ramos, São Bernardo do Campo.


Atenção durante faxinas e reformas: é extremamente frequente os profissionais dessa área não tomarem os cuidados básicos para evitar acidentes e fugas. Por não estar acostumados à certos cuidados, eles os esquecem ou não compreendem sua necessidade. 

Já aconteceu de um pintor destrancar a porta do meu quarto, onde estavam três gatos, pintá-la e encostá-la, prendendo a maçaneta à parede com um pedaço de fita crepe apenas. Quando cheguei e quase surtei, já que havia exigido que ele não tocasse em nada até eu voltar, ele alegou "mas os gatos estão seguros, eu prendi a porta com fita, não vão conseguir abrir"...

A cachorra de uma vizinha fugiu desesperadamente, quase sendo atropelada e ficando três dias desaparecida (felizmente foi encontrada por pessoa que viu o anúncio de desaparecimento) após o pedreiro que estava na casa ligar uma britadeira ao lado dela e com os portões da garagem abertos. 

A faxineira de uma amiga deixou sua gata escapar por ficar distraída conversando com uma vizinha enquanto mantinha o portão aberto. 

Os exemplos são infinitos, portanto, cuidado! Não adianta pedir ou alertar, deve-se trancar os animais em local seguro e manter a chave consigo ou ficar junto. 





Saiba mais:


3 comentários: