Banhos, orelhas, unhas e cosméticos

Banhos

Em geral, cães devem ser banhados a cada 15 dias, sempre carinhosamente, com água morna, em local calmo, bem enxaguados e secos imediatamente (para evitar resfriados e micoses) com toalha, depois secador em temperatura morna a cerca de 30 cm de distância. Para cães grandes e/ou agressivos, é indicado o uso de focinheira adequada ao tamanho do animal.

No caso de donos que prefiram levar seus cães para tomar banhos (em pet shops), sugiro que fiquem ao lado do cão no momento do banho, tanto para observar se o estabelecimento é mesmo confiável, como para tranquilizar o animal. Apessoa que realiza banho e tosa deve ser calma e paciente.

Gatos sem raça definida e a maioria dos outros não necessita de banhos periódicos, visto que lambem seus próprios pelos, limpando-os adequadamente. O banho é indicado no caso do gato estar acidentalmente bastante sujo (para que ele não engula sujeira em excesso). Deve-se tomar os mesmos cuidados indicados para cães. Uma alternativa ao banho, mais rápida, confortável (para o gato) e segura é limpar o gato suavemente com um pano macio com a seguinte solução: 2 copos de água morna, 2 colheres de sopa de vinagre, meia colher de sopa de álcool. Não ensope o pano para que o gato seque naturalmente em pouco tempo.

Há shampoos medicamentosos para tratamento de pulga, alergias e micoses. Utilize-os conforme indicação veterinária.

lencinhos umedecidos próprios para cães e gatos, o que torna fácil limpar pequenas partes como rosto, orelhas e bumbum. Escolha lencinhos sem perfume e não use as versões para humanos, pois podem causar alergias e outros problemas com a microbiota local.

Para limpar as orelhas, use lencinhos umedecidos ou algodão com solução própria para limpeza de orelhas de cães e gatos. Envolva seu dedo com o algodão ou lencinho e limpe delicadamente somente até onde o dedo entra, sem forçar. Nada de cotonetes ou algo fino para não correr o risco de machucar.

Cheire as orelhas, elas devem ter um odor suave parecido com a pele íntegra. Caso possua cheiro ruim e sujidades pretas ou marrons, há otite e é necessário iniciar tratamento medicamentoso antes que os patógenos causadores cheguem ao cérebro e causem problemas piores. Consulte sempre um veterinário.

Para cortar as unhas, cuidado: cães e gatos possuem nervos e vasos sanguíneos nas unhas. Cortá-las errado pode causar dor, sangramento e infecções. Corte apenas a pontinha, conforme ensinado nos vídeos a seguir e não corte as unhas de gatos que têm acesso às ruas, pois isso os colocará em risco de não conseguir brigar ou subir em algo para fugir, se necessário.

Cotar as unhas de cães é necessário, pois elas crescem sem parar e não desgastam em piso frio, de madeira ou carpetes. Quando crescem muito começam a machucar as patas. Para cortá-las, valem as mesmas regras que para gatos.

Quando as unhas forem pretas, mais cuidado ainda para cortar apenas as pontinhas.




Perfumar é maltratar!

A capacidade de sentir cheiro, nos cães e gatos, é inúmeras vezes mais potente que a do ser humano. Imagine como eles sentem o perfume passado neles para ser sentido por nós. Imagine sentir esse cheiro forte, para eles, na hora de se alimentar, beber água, dormir... E gatos ainda ingerem o perfume, pois se lambem.

Cuidado com cosméticos! É sempre válido evitar tudo que não seja essencial aos animais. Tingir os pelos, por exemplo, além de ridículo, desagradável para o animal e extremamente supérfluo, certamente pode ser prejudicial à saúde e ainda deixa “perfumes”!

O mesmo raciocínio vale para o banho a seco com talcos que acabarão sendo ingeridos.



Relacionadas:











Nenhum comentário:

Postar um comentário