Como evitar animais indesejados sem cometer crimes, nem fazer mal à natureza

É importante que as pessoas saibam como evitar animais que não desejam para que possam se comportar de maneira racional e inteligente, sem prejudicar o meio ambiente. 


Para evitar insetos, répteis, ratos, aranhas, escorpiões, baratas, abelhas, pombos, morcegos e até gatos, seguem algumas dicas.


1- Mantenha o ambiente limpo SEMPRE (não disponibilize alimento)

- “Latas”de lixo devem estar sempre tampadas (aquelas com pezinho, que abrem só quando utilizadas, são as mais indicadas);

- Mantenha os locais onde fica o lixo sempre limpos (lave-os com detergente ou sabão caseiro biodegradável e desinfete-os com Lysoform, Sanol, Ajax ou simplesmente vapor sob pressão para tirar odores;

- Troque o lixo regularmente evitando odores;

- O lixo, em sacos bem fechados, deve ser colocado para fora do lar em horário próximo ao de sua coleta e, de preferência, em lixeiras acima do nível do solo;

- Guarde alimentos em potes reutilizáveis, de preferência de vidro, bem fechados. Mesmo os alimentos novos e com embalagem íntegra devem ser guardados em locais que insetos não consigam acessar;

- Louça não deve se acumular na pia, o mais indicado é que seja lavada imediatamente após o uso;

- O local destinado para refeição deve ser limpo após o uso;

- Mantenha os ambientes secos: instale janelas com telas para ventilação, conserte vazamentos e infiltrações, coloque giz, dispositivos anti-umidade  ou sílica gel em saquinhos de pano em estantes, armários e gavetas.


2- Evite o acesso

- Mantenha portas sempre fechadas (ou com uma porta extra telada) e instale telas protetoras nas janelas;

- Borrife essência de eucalipto em cantos, ralos, capô de carros e tapetes; Gatos e baratas normalmente detestam cheiros fortes!

- Para evitar gatos, mantenha vasos e plantas dentro de casa ou em local que os gatos de fora não consigam acessar;

- Mantenha carros estacionados sempre fechados;

- Todos os ralos devem ter tampas que permitam fechá-los totalmente quando não estão sendo utilizados;

- Em locais com alta incidência de insetos, o adequado é manter telas tipo mosqueteiro nas janelas e portas fechadas o tempo todo;

- Deve-se consertar todas as rachaduras e microaberturas do lar;

- Prefira portões mais fechados, coloque telas de proteção (não elétricas) ou telhado nos locais que podem ser utilizados como entrada ou pelos quais animais podem cair dentro sua casa (canos, em cima da lareira, calhas, muros...);

- Coloque grades de metal nas entradas e saídas de água (dos canos no telhado e calçadas, por exemplo)


3- Não mantenha abrigos

- Nada deve ser acumulado, nem entulho, nem objetos que não são utilizados há muito tempo;

- Lembranças e objetos em geral devem ser organizados em estantes, caixas, etc., de forma a serem facilmente limpos;

- Cuidado para não conservar alimentos vencidos, caixas rasgadas, jornal ou papel demais;

- É extremamente inadequado guardar madeiras e material de construção. Normalmente estragam antes de serem reutilizados e são ótimos refúgios e habitats para aranhas perigosas e escorpiões;

- Feche com cimento, ou material mais adequado, espaços livres como fendas em paredes, telhados, chão, portas e caixa d’água;

- jamais mantenha locais onde água parada pode acumular.

Para evitar gatos em especial, seja inteligente: prefira portões mais fechados, coloque telas/redes de proteção ou telhas nos locais pelos quais gatos podem entrar ou cair dentro de sua casa; mantenha portas e janelas fechadas ou janelas abertas, porém com telas protetoras; coloque grades em cima dos muros tornando-os mais altos e telas fechando qualquer entrada por cima deles; borrife essência de eucalipto (eles detestam cheiros fortes) em cantos, capô de carros e tapetes, mantenha vasos e plantas dentro de casa ou em local que os gatos de fora não acessem; não cultive capim nem plantas da família da hortelã (atrai gatos); mantenha carros estacionados totalmente fechados.


4- Caso tenha animais domésticos

- Vermifugue corretamente os animais a cada três ou seis meses ou conforme indicação veterinária;

- Use antipulgas e anticarrapatos no animal e no meio ambiente (são produtos diferentes) sempre que necessário ou preventivamente, conforme indicação veterinária.



E SE UM ANIMAL INDESEJADO POR VOCÊ JÁ TIVER ENTRADO EM SUA CASA?

Gato: mantenha as saídas visíveis e abertas, afaste-se e aguarde. Quando o gato se sentir seguro, ele sairá correndo; outra possibilidade é chamar o dono do gato para retirá-lo.

Evite ficar muito ansioso ou descompensado; não atire coisas no animal, nem grite. O gato, com certeza, está mais assustado que você e pode se esconder (ficando inacessível dentro de sua casa) ou até atacá-lo.

Lembre-se que machucar, envenenar ou matar um gato é crime (lei 9605/98) e você pode ser preso além de pagar multa. Lembre-se também que muitos donos de gatos os amam como verdadeiros filhos. Se seu filho sumisse, você gostaria de saber que ele estava preso na casa do vizinho enquanto você quase morria de preocupação?

O correto é que donos de gatos os mantenham em segurança em suas casas, mas nem sempre é fácil convencer todos os familiares a manter janelas fechadas ou colocar telas em tudo... E nem sempre donos de animais são responsáveis ou inteligentes... A culpa não é do gato!

Caso o gato esteja tranqüilo, aproxime-se devagar, pegue-o cuidadosamente com as mãos e coloque-o para fora.

Caso ele esteja estático mesmo com as saídas visíveis e você se afastando, jogue água fria, de preferência com uma torneira, próximo a ele (não nele), de maneira a indicar o sentido que quer que ele siga: a saída. Caso, mesmo assim, ele não se mecha, chame alguém que manje de animais, um vizinho que tem gatos ou até bombeiros; o gato pode estar machucado ou preso a algo.


Cães de raças perigosas: isto é bastante raro, mas, se um cão grande ou agressivo vir um portão aberto e entrar em sua casa, provavelmente é porque está assustado, procurando se esconder.

Exceto quando treinados para serem agressivos ou caso se sintam acuados, cães não são perigosos em situações como esta, mas é melhor não arriscar. Então, com cuidado, feche o portão, prendendo-o para que não machuque ninguém, nem seja machucado, fique em outro local e chame o CCZ local ou peça auxílio aos bombeiros ou à polícia militar. Comunique seus vizinhos, alguém pode saber de onde ele veio.


Escorpião, morcegos, ratos, abelhas (e marimbondos), cobras ou aranhas incomuns: peça auxílio imediato aos bombeiros (telefone 193) ou ao Centro de Zoonoses Local. Tentar matá-los pode ser perigoso (alguns atacam ou liberam substâncias tóxicas, mesmo sendo muito pequenos), e, dependendo da espécie, é crime ambiental; além de que se um animal desses entrou em seu lar, muitos outros iguais ou até mais perigosos podem estar nas proximidades e isso requer providências! É bom que profissionais qualificados sejam informados sobre isso, mesmo que você já o tenha encontrado morto.

Após solucionar o problema, informe seus vizinhos sobre o ocorrido.


Pombas: mantenha a saídas visíveis e bem abertas, afaste-se e aguarde elas saírem; caso alguma não saia é porque está machucada, você pode pegá-la com as mãos ou com uma toalha, delicadamente, e levar a um veterinário ou colocá-la em uma pracinha. Pombas não transmitem doenças pelo contato de seu corpo com as mãos íntegras. O que pode, eventualmente, transmitir doenças, são suas fezes secas, caso inaladas, quando contêm certos parasitas.


Lagartixas, aranhas comuns, percevejos (em áreas sem incidência de malária), joaninhas e outros igualmente comuns: são animais inofensivos, mas dos quais algumas pessoas não gostam. Basta pegá-los cuidadosamente com um saco plástico ou pote transparente (com tampa) e libertá-los fora de casa. Tal procedimento é indicado também para quem tem cães e gatos, com relação a lagartixas e lacraias, pois estas podem fazer mal a animais de estimação se por eles ingeridas.


Pernilongos e baratas: caso você já tome os cuidados listados - e seus vizinhos também, tais insetos se tornarão raros, mas, se aparecerem, podem ser mortos com um chinelo... Eles estão em excesso em ambientes urbanos e fazem com que vizinhos desavisados utilizem venenos (pastilhas, sprays), o que é péssimo para o meio ambiente e colocam em risco nossas crianças e animais. Utilize repelentes naturais para o corpo e para o ambiente.

Baratas são repelidas por cravo, pernilongos são repelidos por citronela, prefira produtos de limpeza com esses componestes.

Um meio muito bom para evitar insetos em geral, especialmente quando seu vizinho não faz a parte dele, é utilizar repelentes eletrônicos, repelentes ultrassônicos e repelentes elétricos. Destes, somente os repelentes elétricos liberam vapores químicos, porém, em quantidade muito menor e bem mais inofensiva que os sprays.

Mesmo quando os vizinhos cooperam, vale a pena contratar uma empresa para dedetizar seu lar e as partes comuns de condomínios . Faz muita diferença, especialmente em relação a formigas. A dedetização terá prazo de validade e deverá ser repetida após ele.

Morar em andares altos também faz com que animais invasores sejam bem raros.


Saiba mais: Leia sobre como se prevenir conta a dengue em: http://mosquito.saude.es.gov.br/prevencao




Nenhum comentário:

Postar um comentário