Educação eficaz: violência nunca!



















Fonte da imagem: http://izismile.com/2009/02/09/children_and_animals_34_pics.html


Cães e gatos são animais domésticos, portanto, têm o homem como referência e como quem deve ser obedecido. É importante que o dono mostre aos seus animais que ele deve ser respeitado, porém, sempre com carinho e de maneira muito paciente.

Atitudes violentas como bater no animal, estipular punições como deixar passar fome ou sede ou prendê-lo em local pequeno, seja por castigo ou treinamento, são extremamente ineficazes quando comparadas a outras maneiras de educar, além de gerar angústia e agressividade no animal. Afinal, o dono é o exemplo para seus animais, é ele quem ensina.

Ao agredir, o dono ensina ao seu animal de estimação que é correto agredir, que é por meio da violência que se resolve problemas, tornando seus animais claramente agressivos, ansiosos ou mesmo gerando agressividade contida que pode ser desencadeada inesperadamente.

A melhor e mais eficaz maneira de educar é por meio dos chamados "estímulos positivos": prêmios por agir corretamente (como elogios, carinhos e petiscos alimentícios).

As atitudes indesejadas devem ser reprimidas somente e exatamente no momento em que ocorrem -  pois, passado algum tempo, animais não mais relacionam “bronca” com situação - e por meio de frases firmes como "Não!" ou “Que feio!”, em concordância com a expressão facial e sempre num mesmo tom de voz usado somente para repressões - estudos já comprovaram que alguns animais domésticos reconhecem expressões faciais e tom de voz, portanto, uma frase dita com expressão facial contraditória tende a não surtir o efeito desejado.

Caso a frase repressiva não seja suficiente, pode-se usar uma lata com moedas - basta uma chacoalhada para substituir o "não", ou mesmo um spray suave com água filtrada - um jato no rosto do animal ou apenas próximo a ele substitui com eficiência uma bronca.

Se mesmo assim o comportamento ruim persistir, consulte um veterinário; pois o comportamento pode estar indicando um problema de saúde.

Por fim, é importante salientar que se deve ter muita paciência. Muita! Nem todos os animais aprendem rapidamente o que os donos desejam. Mesmo depois de aprendidas, atitudes podem ser modificadas, o que geralmente demonstra algum desconforto físico (dor ou doença), angústia (ciúme, geralmente) ou mesmo a chegada da terceira idade. O dono deve observar seus animais com carinho e saber que cada um é diferente e tem seu tempo e disposição para o aprendizado, assim como nós.

... E, sim... Alguns animais são mais lentos, outros mais inteligentes, mas certamente todos são merecedores do nosso amor e carinho.


Para mais, as séries Meu Gato Endiabrado, "Encantador de Cães", "Encantador de Gatos" e relacionadas, como o canal Estopinha & Alexandre Rossi trazem muitas dicas boas. Valem a pena.




Relacionadas:






Nenhum comentário:

Postar um comentário