Evitando estresse e depressão

Não faça da sua casa uma prisão – passear é fundamental!

Imagine ficar preso em casa o dia todo: nada de trabalho, nem estudos, nem preocupações... Bom? Não!!! Estressante! Estresse em cães e gatos é freqüente e torna alegres focinhos companhias intolerantes, desanimadas, agressivas e suscetíveis a diversas doenças (o estresse diminui as defesas imunológicas). Animais estressados geralmente se lambem muito, mordem as patas e desenvolvem alergias de pele e obesidade.

Para evitar que seu lar seja uma prisão para seu amiguinho, passeie com ele! Sempre com coleira (peitoral – é mais segura e não machuca) e guia, cerca de duas vezes por dia. Evite passear em horários de sol forte como entre as 11 e às 14 horas (para evitar cânceres de pele e desidratação – nele também!); brinque com ele; distribua brinquedos na casa; e tenha mais que um animal, especialmente se você tem pouco tempo para ficar passeando ou brincando.

Passear de coleira e guia, além de obrigatório por leis municipais, evita fugas e previve acidentes. Um cão pode ser muito tranquilo, mas e se o gato da vizinha saltar na frente dele? Ou se um carro ou bicicleta perder o controle e vocês precisarem agir rápido? Um cão pode escapar e tentar atacá-lo, como agir rapidamente sem poder puxar uma coleira? Cuidado! É sua responsabilidade!

Gatos não costumam gostar de passear de coleira ou carro (ainda que alguns raros amem). Tudo bem, respeite-os. Cães, por outro lado, precisam passear!

Ter mais de um cão ou gato (ou ambos) dá menos trabalho que ter um só, pois eles brincarão e se entreterão entre si, exigindo menos de você.



Nenhum comentário:

Postar um comentário