Eu tenho um animal silvestre em casa. E agora?

Pesquise em livros e sites de zoologia sobre as características do animal que possui: necessidades nutricionais, de espaço e bem estar, convivência com humanos e outros animais, biologia, etc e tente adequar tudo isso ao máximo à vida que proporciona ao animal.

Pense sobre libertá-lo na natureza, mas jamais faça isso sozinho. Pesquise se há reabilitação para soltura da determinada espécie e também sobre se o animal confia em humanos, pois se isso ocorre, ele pode se tornar um alvo fácil para caçadores e traficantes que não cuidariam tão bem dele quanto você. Esse tipo de serviço (reabilitação) é realizado pela ONG Rancho dos Gnomos, entre outras.

É certo que animais silvestres vivem bem melhor na natureza; assim, quando não podem ser reabilitados, alguns defensores dos animais sugerem por eutanasiá-los (sempre com a ajuda de um veterinário e de maneira química e indolor). Outros, sugerem que a vida prossiga em cativeiro, o que muitas vezes significa em gaiolas. Para muitos, trata-se de uma questão de empatia: você preferia morrer ou viver todo o seu tempo restante em uma prisão?

Os vídeos a seguir são exemplos de casos em que animais traficados são devolvidos à natureza...


... Sempre depois de reabilitados por profissionais qualificados para isso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário