Zoológicos e a complexidade de cuidar de animais silvestres

O ideal é que animais silvestres vivam em ambiente natural e preservado, longe de caçadores humanos e da poluição. Há reservas e santuários ecológicos protegidos em que esse ideal é alcançado.

Zoológicos não oferecem uma vida ideal para animais silvestres, seria mediocridade afirmar isso; porém, obedecem a leis ambientais e baseiam-se em inúmeros estudos sobre cada espécie que nele vive. Sendo assim, é melhor que um animal silvestre viva em seu ambiente natural que em zoológicos; e, é melhor que viva em zoológicos que em lares comuns.

Em zoológicos adequados e com verba suficiente, como o Parque Zoológico de São Paulo, alguns dos serviços existentes são: alimentação e cuidados por biólogos e veterinários; programas de conscientização e preservação ambiental e de enriquecimento ambiental.

Enriquecimento ambiental é um processo que objetiva melhorar a qualidade de vida dos animais mantidos em cativeiro por tornar tal ambiente o mais semelhante possível ao habitat natural: complexo e interativo. Informações interessantes sobre este processo e outras sobre os bastidores do Parque Zoológico de São Paulo podem ser encontradas nas páginas https://www.zoo.pt/site/conservacao.php?contentid=48 e http://www.zoologico.com.br/.



Saiba mais:











Nenhum comentário:

Postar um comentário