Como você pode combater o tráfico de animais

- Saiba quais são os animais silvestres

Na página virtual http://www.apasfa.org/silvestres/silv3.shtml você encontra fotos e nomes dos principais animais silvestres traficados.


- Nunca compre animais silvestres, nem permita que outras pessoas os compre

Mesmo quando se vê animais silvestres em péssimas condições, não se deve comprá-los, pois é isso que dá dinheiro aos traficantes e faz com que capturem mais animais para vendê-los.

Alguns animais silvestres como araras e tucanos infelizmente são vendidos em diversos petshops com documentação que legaliza tal atividade. Não os compre jamais! Esses animais não deixam de ser seres vivos e silvestres porque papeis os legalizam e gaiolas os aprisionam. E outra, não foram criados em laboratórios de matéria como éter... Então, certamente só podem ter vindo da natureza, eles próprios os seus pais, avós...


- Nunca compre bijuterias ou quaisquer produtos estéticos ou cosméticos com animais ou parte de animais silvestres (penas, bicos, dentes, chifres, etc), nem mesmo animais empalhados

Um vendedor pode argumentar que faz, por exemplo, bijuterias com penas de animais silvestres que encontra no solo das matas, porém, quando a demanda pelo produto cresce, é lógico que ele não vai esperar as penas caírem naturalmente, e mesmo se esperasse, os demais vendedores que perceberem o negócio como lucrativo, não esperariam!


- Denuncie traficantes desses animais (caçadores, coletores, transportadores, vendedores) pela linha verde do IBAMA: 0800618080; para a Polícia Militar Ambiental de São Paulo: 0800 05 55 190 ou para outras entidades (de outros Estados) encontradas na página http://www.renctas.org.br.


Acredite na justiça. Ajude a fazê-la. Depende de você!

Para denunciar, una o máximo de informações que puder obter sem se colocar em risco: onde ocorre o tráfico (endereço), quem o pratica (nomes), quem transporta os animais (tipo, cor, marca e placa do veículo). Tire fotos se possível. Mas não deixe de denunciar se não tiver todas essas informações. O tráfico de animais é crime federal e pode ser denunciado também às polícias civil e federal.

Lembre-se de que você não está sozinho! Jamais pense que suas atitudes são pequenas e não fazem diferença. Muitos se preocupam e agem como você, quer os conheça, quer não. Juntos fazemos a diferença!



Saiba mais:









Nenhum comentário:

Postar um comentário