Porque não devemos ter animais silvestres em casa

Durante milhares de anos junto ao homem, os animais domésticos sofreram diversas modificações que os tornaram mais sociáveis e próximos a nós; conseqüentemente, mais distantes da natureza. Uma ovelha, por exemplo, dificilmente sobreviveria sem a proteção comum de um rebanho. Cães raramente vivem bem sem o homem, mas morrem de fome. Os animais silvestres, por outro lado, não sofreram tais modificações e dificilmente teriam uma vida com qualidade e harmonia presos em nossos lares.

Animais silvestres caçam, correm, andam ou voam muitos quilômetros, fazem buracos, nadam, constroem ninhos e vivem muito bem em seus habitats de origem; sendo, neles, fundamentais ao ecossistema e ao equilíbrio local onde são parte da teia alimentar. A energia que eles possuem não é gasta em pequenos passeios de coleira ou nas brincadeiras dentro de casa.

Conhecimentos veterinários sobre animais silvestres não são tão amplos quanto os estudos sobre animais domésticos. Eles podem ter ou mesmo adquirir diversas doenças, muitas delas transmissíveis a humanos e a animais domésticos, contra as quais não temos vacinas ainda; além de apresentar comportamentos imprevisíveis, geralmente agressivos.

Um animal silvestre não mutilado possui dentes e garras grandes ou afiadas, glândulas de veneno, glândulas alergênicas, bico afiado, grande força ou peso considerável e são dificilmente treináveis, pois têm instinto mais aflorado.

Ter um animal silvestre significa tê-lo comprado, portando, financiado seu tráfico ou seu comércio infelizmente legalizado (no caso de animais silvestres de posse legalizada pelo Ibama, órgão que deveria apenas protegê-los...).

Ter um desses animais influencia pessoas não bem informadas adquirir espécie semelhante, é como uma propaganda, um mau exemplo a ser seguido, afinal, praticamente tudo o que fazemos serve se exemplo para alguém.

Psicologicamente, ter um animal silvestre pode indicar necessidade de poder e de sobrepujar a natureza; ou seja, que quem precisa possuir um animal desses, bem como exibi-lo, provavelmente é inseguro, sente-se com menos poder do que gostaria e tem necessidade de mostrar bom status ou poder aos outros mesmo que seja cometendo um crime.


Saiba mais. Acesse:

http://www.sosfauna.org/
Página virtual da ONG SOS fauna com informações atuais sobre o tráfico de animais, primeiros socorros para com animais silvestres e também sobre como ajudar as ações da organização.

http://www.apasfa.org/silvestres/silv.shtml
Página virtual com informações e fotos do tráfico de animais silvestres e dos animais mais traficados.

http://www.wwf.org.br/informacoes/questoes_ambientais/animais_silvestres/
Página virtual da ONG WWS Brasil com perguntas e respostas sobre o tráfico de animais silvestres.



Saiba mais:







2 comentários: