Meu cachorro sumiu. Como proceder?

É comum cães se assustarem com alguma coisa (como, por exemplo, com fogos de artifício) e, por
isso, quebrarem barreiras, pularem muros altos, correrem em pânico e se machucarem seriamente ou se perderem.

O número de cães desaparecidos sempre aumenta após jogos e comemorações com fogos de artifício. 

Alguns animais que têm acesso às ruas podem se perder, se machucar, ficarem presos a algo ou serem furtados.

É fundamental que se procure pelo cão desaparecido! Ele pode estar em perigo.

1 Busca física

O primeiro passo é percorrer as proximidades do local em que o cão foi visto pela última vez, chamando-o por seu nome (em voz bem alta) e prestar atenção em possíveis latidos. Uma alternativa a chamar é fazer barulhos que eram familiares ao cachorro, tal como o de um brinquedo predileto ou o abrir do seu pacote de ração. Depois, pode-se percorrer, de carro, um perímetro maior, sempre chamando-o e prestando atenção.

Avise a perda à guardas, vigilantes e policiais cuja presença é comum nas imediações. Deixe com eles seu telefone para contato imediato.

Busque dessa maneira sempre que tiver disponibilidade por, no mínimo, duas semanas. Passe pelo mesmo lugar várias vezes, especialmente à noite, quando o silêncio é maior. Animais também perdem a voz após latir muito, depois se recuperam.

2 Anúncios

Faça um anúncio sobre o desaparecimento. Este deve ser claro, com pouco texto e conter uma foto colorida e as principais características do animal; o lembrete de que, por estar perdido, o animal pode estar um pouco diferente; data e local (cidade, Estado) do desaparecimento; um apelo de seus donos ("crianças doentes", por exemplo) e nome e telefones para contato imediato.

O anúncio não deve conter o endereço dos donos, nem todas as características do animal. Se o apelo for “oferece-se recompensa”, mais características do animal devem ser questionadas a pessoa que ligar comunicando estar com ele. Há pessoas de má fé que se aproveitam de tais situações para obter vantagem indevida. Em caso de suspeitas ou encontros em locais isolados, vá em companhia da Polícia Militar.

Coloque o anúncio na sua cidade:

1 - em clínicas veterinárias;
2 - em pet shops;
3 - em guaritas pelas ruas;
4 - em CCZs (aproveite para questionar se receberam animal com as características do desaparecido); 
5 - em outros locais de grande circulação que o permitirem (postes, padarias, etc).

Uma maneira excelente de anunciar é pagar um carro de som para percorrer a cidade narrando o anúncio de desaparecimento.

Anuncie o desaparecimento pela Internet nas redes sociais e em sites próprios para tal.

Anuncie em jornais locais (ligue para cada um e informe-se como proceder, pois varia).

Esteja disponível para contato em qualquer hora.


3 Busca virtual

Procure por seu cão em sites de animais achados e perdidos. Procure-o também em sites de busca por palavras-chave (use características principais do animal, quando e onde ele foi perdido). Verifique se encontra notícias de seu animal em redes sociais nas comunidades direcionadas à adoção.

Não desista! Já vimos animais serem encontrados após mais de um ano. Eles também sentem a falta de seus donos. Alguns chegam a morrer de tristeza por esse motivo, mesmo quando adotados por outra pessoa ou abrigado em ONG.

Previna novos acidentes: não deixe o cão passear sem coleira e guia em hipótese alguma. O ideal é levá-lo para passear duas vezes ao dia e, no resto do tempo, mantê-lo saudável e castrado, em local seguro (sem acesso às ruas), limpo, sombreado, com água limpa e comida fresca. A coleira do animal pode conter sua identificação e telefone de seus donos.

Boa sorte.



Detetives de Animais

Existem pessoas especializadas em recuperar animais perdidos. O serviço pode ser um pouco custoso, mas trazer nossos amorezinhos de volta não tem preço.

Algumas empresas que realizam esse serviço:

Agência Philadelphia, em São Paulo;
Central Única Federal dos Detetives do Brasil;
Detetive Marcondes.



Matérias relacionadas (Blog Como Cuidar Bem)

Quero doar um animal, o que eu faço?

Dica: O grupo PetPista permite o cadastro de animais perdidos, encontrados e também que estão nas ruas, recebe informações que ajudam a localizar animais perdidos e cruza as informações sobre os animais cadastrados, além de divulgar os dados em suas redes sociais.


Foto retirada da página Como Lidar com um Cão Fujão, de Dicas Peludas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário