Não compre animais, ADOTE - saiba como e por quê

Não compre animais. Adote!
Ao final dessa matéria 
tem um presentinho 
para você, leitor 💗 

Quando alguém que quer um animal compra um, ao invés de adotar, essa pessoa deixa de salvar uma vida e ainda financia um comércio cruel.



O ato de comprar animais faz com que mais animais sejam cruzados para que mais filhotes nasçam e sejam vendidos; enquanto isso ocorre, animais carentes sofrem e morrem aos montes por não terem lares. Como vimos na matéria sobre castração, não há lares para todos os cães e gatos que nascem. Muitos estão destinados ao sofrimento.

No comércio de cães e gatos, esses animais são tidos como objeto de reprodução e sofrem muito. Eles são mantidos em pequenas gaiolas enquanto são capazes de se reproduzir, as fêmeas são amarradas para não se negarem a cruzar, procriam à exaustão (o que consome suas saúdes e gera filhotes pouco saudáveis também), não recebem carinhos, nem cuidados e são descartados quando não podem mais fornecer os lucros desejados. Os filhotes que nascem com características indesejadas não podem comer as custas de não dar lucros, logo, são abandonados ou sacrificados de qualquer maneira barata.


Alguns canis tomam cuidados para controlar o acasalamento entre irmãos, seguir as leis e produzir filhotes saudáveis. Tudo isso gera gastos que não são supridos na venda de um filhote de qualquer raça por menos de R$ 3.000. Ainda assim procriam animais que não precisariam nascer e "tomam" os lares e chances dos que já existem. E ainda assim, são exemplos para haver os canis fundo de quintal, os mais comuns e grotescos, que vendem filhotes a preços populares...


Ter um animal de determinada raça é um propaganda deste ato. Nós somos exemplos aos que nos veem. Sempre. Não importa se tivemos condições intelectuais e financeiras de não financiar um canil fundo de quintal, mas sim criadores "sérios". Quem vai comprar, à nossa propaganda, não tem, necessariamente, tais condições.



Há pessoas que querem comprar um animal e dizem querer um amiguinho que não cresça muito, que seja filhote, ou que seja da raça pela qual é "apaixonado". É importante que todos saibam que em centros de adoção, ONGs, com protetores, etc, há muitos filhotes. Há também muitos animais de raça e inúmeros cães de raças pequenas ou da mistura delas e que não vão crescer muito. Há filhotes de animais resgatados e com tamanho conhecido. É possível adotar adultos, eles não crescerão mais, sua personalidade não será uma surpresa como é a de um filhote - ela é conhecida, pode ser escolhida!.  É possível adotar animais velhinhos, ideais para asilos ou para fazer companhia a idosos ou a pessoas com deficiências: eles são delicados, devagar, calmos e dormem bastante. Seu dono, se já de idade, pode adotá-los sem peso na consciência e ainda dará chance desse serzinho ser feliz ao menos no final de seu ciclo. Não há desculpas consistentes para comprar animais! Comprar é sempre é egoísmo! É mediocridade! 



Saiba mais: conheça histórias de quem adotou um cão adulto e as vantagens de adotar adultos em vez de filhotes.

Eu adotei cães adultos e penso há muitas vantagens. As maiores são o fato deles serem muito mais calmos, não roerem nada de errado e serem eternamente gratos em vez de mimados. Também pude dar a chance de preciosos seres vivos, que dificilmente seriam escolhidos, ter uma família, barriga cheia, cafuné e cama quentinha. Em troca só recebi amor. Nenhuma reclamação nem mesmo nahora de tomar injeção.

Segue um dos milhares de exemplos de canis clandestinos (a grandíssima maioria). Denunciem sempre! Pode ser denúncia anônima. Conheçam a legislação e denuncie também canis, gatis e petshops que não a seguem.



Antes de adotar, há muito que se levar em conta: todos que moram com você estão de acordo?; Onde você mora é seguro para o animal escolhido (telas nas janelas, portões, não mora com nenhum louco,...?; Quando você precisar sair ou viajar, quem cuidará dele?; Você pretende deixar o país para algum local que não aceite animais?; Você tem condições financeiras mínimas para bancar uma boa alimentação e as vacinas fundamentais?; Se for cão, haverá condições dele passear duas vezes ao dia ao menos?; Você é alérgico ou não está disposto a se adaptar (demora cerca de 5 meses para as alergias leves a um novo animal diminuírem)?; Você está disposto a cuidar bem e de maneira responsável do cão ou gato, no mínimo, pelos próximos 15 anos?; Você é intelectualmente capaz de não abandonar seu animal caso engravide ou engravide alguém?; Você pretende se mudar para um estúdio com menos de 16 m°?; O animal ficará em um local bom ou será abandonado num fundo de quintal?; Você terá paciência para educá-lo?

Isso deve ter lhe feito perceber porque não se de jamais dar animais de presente! Muito menos de surpresa!!!



Sugerimos, com muita experiência, a adoção conjunta de dois ou mais animais. Um fará companhia ao outro. Eles brincarão e provavelmente não chorarão à noite. Ao sair, você estará tranquilo, pois não deixou ninguém sozinho e provavelmente eles não irão chorar quando você demorar para voltar. Eles ficarão mais felizes e não dependerão tanto de sua companhia constante, terão menos chances de desenvolver estresse e depressão.



Como e onde adotar

Busque por um cão ou gato que lhe agrade em Cetros de Zoonoses municipais, em feiras de adoção, em projetos realizados por ONGs e outras instituições, com protetores de animais ou em petshops que doam animais. Comente com sus amigos. Muitas pessoas boas resgatam e divulgam animais para adoção via redes sociais. Há sites para divulgar os animais que você pode conhecer. 


Algumas sugestões de sites

Adote Um Gatinho - São Paulo

Resort Mágico - Peruíbe

Perfil social da Clarissa Klein

Álbum de Gatinhos para adoção do Adote Sempre Cabe Mais UM

Grupos do Facebook destinados a adoção de animais em sua cidade (busque por, por exemplo: "Adoção em São Paulo")

Centros de Zoonoses

CCZs municipais tendem a ter animais para adoção. Você pode visitá-los. Antes, busque por seu site e telefone no Google. Alguns sites tem a lista de animais disponíveis e suas fotos e características principais. Por telefone, você pergunta quais os requisitos para realizar uma adoção.

Feiras de animais e eventos de doação em pet shops

São eventos realizados em parques da cidade, pet shops, hospitais veterinários e shoppings. Eles são divulgados em jornais, sites de notícias e redes sociais. Há feiras de adoção permanentes. Busque por esse título nas redes sociais e encontre a mais próxima a você.

Ir a feirinhas assim é uma delícia, você tem a oportunidade de conhecer animais antes de escolhê-los, comprar produtos fofos, ajudar ONGs e protetores e, muitas vezes, fazer lanches veganos deliciosos. Recomendo.



Adotando um animal diretamente da rua

Quem nunca viu um cão magricelo perambulando triste por aí ou um gato pedindo comida em algum telhado? Que tal adotar algum? Basta se aproximar devagar e ir ganhando sua confiança. Primeiro leve-o a um veterinário de confiança para vacinas, castração, banho, vermífugos e cuidados iniciais. Caso já tenha animais em casa, proceda à realização de exames solicitados pelo veterinário e realize a aproximação sucessiva dos animais.

Alguns animais podem ser bastante ariscos, provavelmente por nunca terem sico acariciados e ainda por já terem passado por maus tratos. Na impossibilidade de capturar para adestramento (o que pode ser feito por você) e adoção, use uma gatoeira (mesmo que para cães). Trata-se de uma armadilha que não machuca o animal, mas o prende. Assim, pode levá-lo ao veterinário e depois a um local seguro em que terá a chance de se acostumar a você.



Por que as pessoas abandonam animais?

Infelizmente, animais são abandonados à própria sorte todos os dias, especialmente após datas comemorativas como natal, ano novo e páscoa. Após o natal e páscoa, os abandonos são especialmente daqueles animais que foram “presentes”, comprados por impulso ou ganhados de surpresa (os donos não se planejaram adequadamente para tê-lo e tendem a se livrar do “problema”).

No início do ano novo, bem como depois de outras datas comemorativas, o principal motivo do abandono é não ter com quem deixar o animal, bem como não querer bancar gastos com um hotel para animais. A mediocridade de fingir a si mesmo que o animal abandonado conseguirá se virar na "natureza" ou será adotado faz com que pessoas cometam esse crime absurdo de condenar um ser vivo a uma morte lenta e dolorosa.

Abandona-se também animais doentes ou idosos, pois eles têm odores mais fortes e já não brincam ou são diferentes do que eram. Algumas pessoas tratam outros seres vivos e até outras pessoas como meros objetos de satisfação pessoal. Os animais abandonados, nesses casos, costumam ser os que foram comprados.

Atualmente, no Brasil, abandono constitui crime federal. Denuncie.



Assista ao vídeo de uma das campanhas internacionais contra o abandono de animais:


Assista a uma campanhas brasileiras sobre o tema:



Obrigada pela doçura e amor, Bernardo Rangel e Associação Quatro Patinhas :-) São pessoas assim  que fazem o mundo melhor!








Nenhum comentário:

Postar um comentário