Ter aves em casa é crueldade e pode constituir crime ambiental

Segundo a Lei de Crimes Ambientais (11605/98), é crime acondicionar animais em locais onde não consigam se movimentar fisicamente como naturalmente se movimentariam. Ter cães que passam a vida presos a correntes, por exemplo, já gerou várias multas em São Paulo.

Diferente do que muitos pensam, papagaios e a grande maioria das aves são silvestres. Sua posse e comércio constituem crime ambiental e fomentam o tráfico de animais silvestres.

Na matéria sobre a biologia das aves, conheceremos qual a função delas na natureza, como vivem e a que são destinadas. Saberemos que podem voar mais de 40 km em um único dia, podem migrar, constituir famílias, ensinar filhotes, aprender a usar instrumentos, adaptar-se a novos climas. É muito potencial para ficarem presas em ínfima gaiolas como bandidos em solitárias com direito a banho de sol.

Aves também podem criar vínculos afetivos com seres humanos e, para isso, não precisam ficar presas.

Que lugar interessante!! Já imaginou que divino seria ter asas para sobrevoá-lo?? Já imaginou como seria ter asas para sobrevoar um oceano?? ... Já imaginou ter asas para poder viver dessa maneira, mas estar preso em uma gaiola?


Aquele que aprisiona vida inocente não merece sua liberdade!


Felizmente, a cada dia mais pessoas se preocupam com o bem estar dos animais e demonstram empatia para com eles produzindo e divulgando campanhas como as abaixo. Copie, divulgue. Mas mais importante: seja o exemplo.

















"Chegará o dia em que todo homem conhecerá o íntimo de um animal. E neste dia, todo o crime contra o animal será um crime contra a humanidade." Leonardo da Vinci



Matérias relacionadas (Blog Como Cuidar Bem)

Conhecendo um pouco sobre as aves – Biologia

Eu tenho uma ave, e agora?


Saiba mais:








Nenhum comentário:

Postar um comentário